Todos nós temos 4 tipos de perfis comportamentais e normalmente dois deles são mais significativos no nosso modo de agir, de tomar decisões e de conviver com as pessoas.
São eles:
Dominante
Influente
Estável
Analítico
O nosso perfil é levantado a partir de um teste que analisa 24 habilidades, as que são mais presentes é que vão definir nosso Perfil Comportamental.
Vamos conhecer um pouco de cada perfil.
Dominante: As pessoas com o estilo Dominante são diretas e decididas. Assumem confortavelmente posições de liderança e lidam bem com situações de conflito e pressão. São autoconfiantes, audaciosas, competitivas e gostam de desafios. Trabalham geralmente com o foco nos resultados e objetivos a serem atingidos e estão acostumadas a agir de maneira mais ativa e enérgica.
Possuem iniciativa própria e geralmente são determinadas e perseverantes. Esse tipo de pessoa acredita que é estando no controle e na posição de dominância que mais irá conseguir comprovar o seu valor e ser reconhecida. Ter autonomia, portanto, é fundamental. Por serem controladoras, podem demonstrar inflexibilidade e inacessibilidade. São práticas e intuitivas. São geralmente otimistas, assertivas e possuem a tendência a terem conflitos interpessoais, principalmente, com as pessoas que não acompanham o seu ritmo mais acelerado.
Influente: As pessoas com o estilo influente são faladoras, extrovertidas, amigáveis e disponíveis para os outros. Necessitam estar com outras pessoas e desenvolver relacionamentos. Adoram expressar suas ideias e quase nunca lhe faltam assuntos para conversar. São geralmente otimistas, alegres, entusiasmadas e, por isso, possuem facilidade para motivar e influenciar as pessoas ao seu redor.
Trabalham melhor em equipe e costumam manter os ambientes positivos com seu entusiasmo e senso de humor, o que acaba contagiando as pessoas ao seu redor. Vaidosos, estão sempre buscando reconhecimento social e normalmente valorizam status e prestígio, pois não gostam de passar despercebidos. Envolvem-se, portanto, em oportunidades sociais para desenvolver relacionamentos, tais como viagens, festas e outros entretenimentos em grupo. Raramente se entediam e gostam de viver o momento presente sem se preocupar muito com o que está por vir. Preferem manter os relacionamentos leves e pacíficos, evitando situações conflitantes. Por serem ativas, gostam de dinamismo e não apreciam rotinas, mas sua possível superficialidade e descontração podem, contudo, exigir monitoramento em tarefas e prazos a cumprir.
Estável: As pessoas com o estilo Estável, assim como os Influentes, estão voltadas para os outros e para os relacionamentos interpessoais. Geralmente simpáticos, são de fácil convivência, afáveis e compreensivos, apresentando, comumente, uma preocupação com as necessidades alheias e dificuldade para dizer “não”. São bons ouvintes e flexíveis com suas ideias. Também são pacientes e, por isso, possuem disciplina e perseverança para seguir com o que foi planejado. A tranquilidade e a mansidão também ajudam a configurar este estilo reservado, introvertido e equilibrado, que pode também apresentar dificuldade para expressar seus sentimentos e tendência a guardar rancor.
Buscam por segurança e estabilidade e, por isso, possuem um ritmo estável, gostam de rotinas e não costumam reagir bem às mudanças repentinas. Precisam de tempo para se adaptar. Para manter o ambiente harmônico e estável, buscam trabalhar em equipe por meio de consenso e em prol de um objetivo comum. Para isso, consideram importante receber orientações e deixar claro por meio de estruturas, planos e métodos o que cada pessoa da equipe irá fazer. Quando as regras do jogo estão claras, sentem-se bem em atuarem com pessoas mais dinâmicas e ativas.
Analítico: Quem tem o estilo analítico como predominante é do tipo lógico, analítico e racional, que pensa de forma sistemática, baseada nos fatos, tomando decisões com cuidado, analisando todos os detalhes para que tudo saia correto. A sua busca por exatidão, contudo, vem acompanhada de rigidez e de preocupação. O hábito de sempre analisar todos os pontos de vistas antes de agir expressa um tom de pessimismo que também é sua característica.
Os Analíticos apresentam-se como pessoas discretas, caladas e retraídas, mas comumente são reconhecidos por sua intelectualidade e habilidade com tarefas que exigem alta concentração e sensibilidade. Pelo fato de enxergarem muitos detalhes e informações que os outros estilos não conseguem ver, eles tendem a serem bons solucionadores de problemas e pessoas muito criativas, capazes de uma rápida improvisação. O seu alto grau de perfeccionismo pode estar relacionado com problemas de baixa autoestima, pois tendem a não admitir erros e estão sempre achando que o seu trabalho será imperfeito. Precisam, portanto, de estimulação, monitoramento e incentivos dos outros para vencerem o período de hesitação frente às tarefas e desafios. O medo de não serem aprovados podem travar o processo de execução e os deixam também mais sensíveis a eventuais críticas.
Por outro lado, a combinação de sua sensibilidade, intelectualidade e tendência ao perfeccionismo os fazem ter padrões muito elevados, tanto para si mesmos, quanto para os outros.
(fonte: ILG Performance)
O mapeamento do Perfil Comportamental ajuda no autoconhecimento. Trazendo as habilidades que podem ser melhoradas e trabalhadas. É como se fosse uma foto do seu comportamento, mostrando tudo aquilo que é bom e você já usa e também tudo aquilo que precisa de “ajuste”.
Muita pessoas buscam a Análise Comportamental no âmbito profissional, como líderes, transição de carreira, escolha de profissão e outros. Mas também pode ser usada na vida pessoal, para alinhar suas expectativas de vida.